12jul

A Romaria do Divino Pai Eterno sempre foi o momento mais esperado na Vila São Cottolengo. Cerca de 200 mil pessoas visitaram a Instituição durante os 10 dias de peregrinação. É bom recordar que a história da Vila teve início com a Festa de Trindade.

Os pacientes trocaram sorrisos e abraços com os visitantes e o clima era de muita alegria. Foi montada uma estrutura personalizada com estandes de atendimento, um grande bazar e atrações artísticas na Praça da Amizade.

A instituição pôde apresentar uma amostra do trabalho desenvolvido com os pacientes e as potencialidades de cada um, além de oferecer produtos que levam a mensagem da Vila.

Boa parte dos colaboradores trabalhou nos últimos três dias de festa com revezamento de horários para receber bem todos os visitantes. Para realizar essa acolhida especial aos romeiros, a Vila São Cottolengo teve apoio da Caixa Econômica Federal, Decor Eventos, Jean Darrot, Unimed, locutores das rádios Trindade FM e Difusora Goiânia, como também da atuação de parceiros individuais que muito contribuíram para o sucesso das ações.

7jul

Em muitos aspectos, a internet se confunde com nosso dia a dia e em alguns casos, facilita ações que no “mundo real” levariam mais tempo para se propagar. Essa cultura de generosidade, participação e colaboração das pessoas na web em prol de uma causa social é chamada de web cidadania.

A web cidadania está presente em projetos que envolvem a participação das pessoas na gestão pública, acompanhando o destino dos recursos, prestação de contas e mesmo opinando sobre leis criadas. Também pode estar presente em projetos de amparo a grupos expostos a qualquer tipo de vulnerabilidade social  ou a favor da conscientização para a preservação de recursos naturais e sustentabilidade.

O objetivo não é ganhar, e sim construir e compartilhar. Use a internet de forma inteligente e colabore com as causas sociais. A Vila São Cottolengo está aberta à sua contribuição para dar continuidade ao trabalho em favor de pessoas com deficiências associadas também pela internet.

5jul

A Vila São Cottolengo foi uma das instituições beneficiadas pela Campanha do Agasalho, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Rádio 730.

A instituição recebeu três mil peças de roupas no dia 17 de junho. No total, a campanha arrecadou cerca de 18 mil donativos, mais que o dobro da meta estabelecida para os 40 dias de ação.

Representantes da Idtech, pacientes, membros da diretoria e colaboradores da Vila participaram do evento. A ação é grandiosa para os dois lados: aos pacientes beneficiados pelos donativos e aos colaboradores do Idtech, que receberam uma lição de vida.

Depoimentos

“As doações significam um gesto de solidariedade, uma expressão de carinho e fraternidade. Nossa instituição sobrevive por conta destes corações abertos. Só temos a agradecer”, ressalta a diretora administrativa da Vila, Irmã Vanyr Martins de Souza. Segundo ela, os pacientes internos se sentem mais felizes ao ganhar uma roupa nova. “Ao contrário do que a maioria pensa, eles são muito sensíveis às demonstrações de carinho.”

Para conferir todas as fotos, clique na imagem que levará ao Facebook da Vila.

A agente de atendimento da Central de Regulação em Saúde (Pró-Reg) de Aparecida de Goiânia, Bianca Gomes, passou parte do tempo da visita com a menina Vitória. Para ela, conhecer a realidade dos internos da Vila ajuda a combater o preconceito. “Têm pessoas que sentem medo de olhar, encostar. Se convivessem um pouco mais com deficientes, idosos, crianças carentes, isso com certeza mudaria.”

A agente de atendimento do Teleconsulta, Wilse Leão, argumenta também que a sociedade deveria conhecer os trabalhos das entidades para que, assim, colaborasse mais. “Na Vila São Cottolengo descobrimos atividades muito interessantes realizadas com pessoas com deficiência. É uma forma mais humanizada de tratar. A visita foi marcante para mim”, revela.

22jun

Durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, a Vila São Cottolengo se prepara para receber os visitantes que consideram a instituição filantrópica um ponto indispensável dentro do roteiro da cidade. As ações buscam aproximar a sociedade dos pacientes de longa permanência e vão acontecer nos três últimos dias da festa, de 1º a 3 de julho.

A Praça da Amizade será palco para uma atração que envolve “estrelas do mundo da moda”: a Vila Fashion Week. O momento vai ser mais que especial para os pacientes, que estão preparando uma grande produção que encantará a plateia.

Outra grande atração é o Show de Talentos Musicais com os cantores da Vila. No repertório, sucessos cantados à capela ou acompanhados por músicos convidados. Os 11 integrantes da Banda Luar também estão ensaiando a todo vapor para se apresentarem aos visitantes.

Quem visitar a Vila durante a Romaria vai encontrar um grande bazar com artigos de decoração e utensílios artesanais produzidos por alunos do Centro de Formação Vida Nova e pelo Serviço de Apoio ao Voluntário. Mudas de plantas do viveiro também serão comercializadas por estudantes e professores do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo.

O Bazar da Terê também estará aberto ao público, com itens a preços populares. O visitante ainda pode levar para casa um souvenir contendo a mensagem institucional da Vila. O valor arrecadado com a venda de todos esses artigos será revertido em favor dos 365 pacientes internos mantidos pela instituição.

Confira a programação completa:

Dia 1º – sexta-feira

Tarde:

○ Ronda da Alegria

Dia 2 – sábado

Manhã:

○ Grupo de Expressão Corporal Raio de Luz

○ Show de Fábio Falcão

○ Animação de Carla Silva

Tarde:

○ Banda Inclusiva Luar

○ Desfile Vila Fashion Week

○ Animação de Warley Lopes

Dia 3 – domingo

Manhã:

○ Dança cadeira de rodas

○ Show do Coral Sertanejo

○ Animação de Antonio Erasmo e Daniel de Paula

Tarde:

○ Show da banda Tucum Cerrado

○ Animação de Klayton Lima e Cássio Lima

13jun

Pegue seu chapéu de palha e dê um lustre na botina, porque vem aí o Arraiá São Cottolengo. É festança pra santo nenhum botar defeito! Vai ter quadrilha, comida típica e muito arrasta pé. Será dia 22 de junho, a partir das 13h30, na Praça da Amizade, localizada na entrada da Vila.

Os pacientes já estão ansiosos com os preparativos. Uma equipe multiprofissional da Unidade São Vicente já iniciou a confecção da decoração que será colocada na praça e a adaptação das roupas típicas. Muitas cores e formatos prometem encantar os convidados. O repertório musical, cuidadosamente selecionado, também está por conta da unidade.

Daniela Mendes, coordenadora da Equipe Multi, enfatiza que haverá quadrilha para andantes e cadeirantes, oportunidade em que visitantes, colaboradores e pessoas da comunidade podem participar. “Nosso arraiá é aberto para quem se sentir à vontade. Os pacientes adoram essa interação e na hora da dança, chegam a esquecer suas limitações e apresentam melhora do estado de saúde.”

Confira as fotos do último Arraiá São Cottolengo. Para visualizá-las, passe o mouse nas imagens.

Venha fazer parte desta festa! Sua presença é uma das #1000maneirasdefazerobem.

Data: 22 de junho.
Horário: a partir das 13h30.
Local: Praça da Amizade – Vila São Cottolengo.
Endereço: Avenida Manoel Monteiro, nº 163, Bairro Santuário, Trindade-GO.

10jun

Música é arte, inspira e é também uma terapia. Dentro da infinidade de estilos, existem aquelas que transmitem mensagens que incentivam a prática de boas ações e deixam as pessoas mais felizes. Quem nunca ficou emocionado com uma música? Confira a nossa lista:

A paz

A música do Gilberto Gil é bastante conhecida no Brasil e faz referência à paz no Japão. Já foi regravada por vários artistas e consegue ser sempre atual.

detalhes

31mai

Para promover boas ações, nada melhor do que compartilhar exemplos para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. O tema foi lançado aqui no blog e no Twitter da Vila com a campanha #1000maneirasdefazerobem.

Confira as  ideias aleatórias para incentivar você a colocar em prática a ação que mais se assemelha com a sua realidade e estilo de vida:

  • Em um ônibus, mesmo se você não estiver sentado no lugar reservado e aparecer algum idoso, pessoas com algum tipo de deficiência ou grávidas, ceda o seu lugar.
  • Contribua com a coleta seletiva e, claro, não jogue o lixo no chão!
  • Respeite o trânsito. Dê passagem para o próximo. Seja gentil.
  • Evite dar dinheiro aos pedintes. Compre um lanche ou uma refeição.
  • Dê carona aos amigos.
  • Doe aquele guarda-chuva que está no porta-malas do seu carro para alguém que está na chuva.
  • Se alguém for gentil com você, retribua com um sorriso.
  • Faça elogios às pessoas a sua volta.
  • Doe brinquedos em qualquer época, afinal, criança brinca o ano todo.
  • Doe livros para as escolas.
  • Dê bom dia para o seu vizinho.
  • Seja um doador de medula óssea.
  • Conte histórias para as crianças
  • Se você tem algum talento, ensine-o para alguém.
  • Tenha paciência com os mais velhos.
  • Alegre o dia de alguém.
  • Compartilhe mensagens de evangelização e paz.
  • Doe alimentos.
  • Contribua com alguma instituição filantrópica.

Você tem Twitter? Tuíte também uma boa ação usando a tag #1000maneirasdefazerobem para influenciar os seus amigos a fazerem o mesmo.

30mai

A Vila São Cottolengo está aberta a sua contribuição de amor, amizade e carinho. Além das doações que podem ser em forma de dinheiro, a Instituição também recebe alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, fraldas geriátricas e até roupas, calçados e acessórios. Todo mundo tem alguma peça no guarda-roupa que nem sempre é usada e acaba ocupando espaço.

As peças do vestuário são destinadas aos pacientes da Vila, e quando não são utilizadas para esse fim, por motivos diversos, não são descartadas, vão para o Bazar da Terê. O espaço comercializa roupas, calçados, acessórios e reverte esses recursos para suprir outras necessidades dos pacientes, a exemplo da alimentação especial, lazer e melhorias nas unidades.

Comprando no Bazar da Terê, você colabora com a Instituição. Se você tem alguma roupa que não usa mais e que pode ser reaproveitada, traga para a Vila São Cottolengo.

23mai

Você não precisa ser rico.

Ter todo o tempo do mundo.

Ter o maior coração.

Ser a melhor pessoa.

Deixar de fazer o que gosta.

Ter as melhores ideias.

Ter religião.

Ser influente ou famoso.

Fazer grandes ações.

 

O que você faz para tornar o mundo um lugar melhor?

Se o mundo em que vivemos é desacreditado, sofre com a violência e desastres, podemos compartilhar a essência das boas ações na internet e, a partir disso, influenciar o mundo real a colocar em prática.

A chamada revolução de sofá não muda o mundo por completo, mas ajuda a espalhar a cultura da generosidade na rede. É possível criar um espaço para compartilhar boas ações na Internet.

#1000maneirasdefazerobem

A Vila São Cottolengo já desenvolve um trabalho com muito amor e carinho a favor de pessoas com deficiências associadas, atuando há mais de 60 anos, com 700 colaboradores e o atendimento integral e permanente a 365 pacientes.

Com o intuito de divulgar as novas ações da Vila São Cottolengo e espalhar a cultura da generosidade na Internet, lançamos a campanha #1000 Maneiras de Fazer o Bem. Conte no Twitter qual a sua maneira de fazer o bem e convide outro amigo para responder.

Exemplo:

Eu sempre ajudo os idosos a atravessar a rua, e você @nomedoseuamigo?
#1000maneirasdefazerobem

Agora é com você!

Siga: @vscottolengo

20mai

No dia 14 de maio, o Espaço Ambientar foi palco para a apresentação da Banda Inclusiva Luar. O evento foi uma parceria da Vila São Cottolengo, o grupo Consciente Construtora e Bambui Empreendimentos. A ação social também contou com um festival de sorvete para arrecadação de recursos destinados à creche Nossa Senhora de Nazaré, mantida pelo grupo.

A Banda Inclusiva Luar é um projeto da Vila São Cottolengo criado em janeiro de 2001 como forma de terapia para seus integrantes, promovendo a socialização e o aperfeiçoamento do gosto pela música.

A banda é formada por pacientes das unidades de internação de longa permanência da Vila São Cottolengo e alunos do Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. O grupo é formado por 11 músicos, dois dançarinos, além de um instrutor e uma educadora física, que promovem os ensaios. O repertório é bem variado, composto por músicas que vão desde o samba e o pop rock até o axé music.

Confira as fotos da agradável apresentação no Espaço Ambientar!